domingo, 22 de fevereiro de 2009

Slumdog millionaire, ou como um gajo refastelado em merda ganha óscares.



Ponto prévio: não sou daquele tipo de povo(que ainda por cima costuma ver pouco cinema só pode) que costumam insultar os críticos com parvoíces previsíveis tipo "pseudo intelectuais" ou gajos que só curtem filmes "complicados",dizendo em tom de desafio ridículo ver se "fazem melhor". e que depois acham coisas completamente horripilantes como "pearl harbor" ou o portuga "filme da treta" obras primas da nossa contemporaneidade. Isto nomeando meio à parva, já que quem acha que michael bay é um grande realizador devia afogar-se na mesma merda do puto do slumdog millionaire...vá comer só um bocadinho daquilo chega.

Simplesmente acho é que neste caso os críticos portugueses foram demasiadamente exigentes para com o filme. Explico: criticar slumdog millionaire por filmar de uma forma deficiente os subúrbios de bombaim, ou por deixar uma marca completamente errada e uma visão ocidental demasiadamente pobre do tal "terceiro mundo" é uma completa estupidez. Isto porque boyle sempre demonstrou estar-se completamente a marimbar para essas coisas todas. Não se pode esperar que um gajo que filme na índia tenha de retratar o país na perfeição(ninguém o consegue fazer obviamente, todos os países têm demasiada gente com diferentes ideias e credos para tal), e sobretudo não se pode esperar tal coisa quando o realizador não quer saber disso.

Sim , raio do filme podia ter sido filmado também na cova da moura, ou nos subúrbios manhosos que o uzbequistão há de ter, ou nas províncias mais pobres das ilhas virgens americanas. O que o homem quis fazer foi filmar uma história de amor que por acaso se passa na ìndia. Sublinho o por acaso. Dar demasiada importância ao local da filmagem, neste caso é coisa parva. Mas enfim. E a verdade é que resultou.

E depois a academia gosta destas histórias do loser da cena ganhar a guita e a gaja, e pum pum maus na merda.Aliás costuma.-se dizer que isso é aquela coisa, a "magia do cinema": pensar que alguém afogado em merda se pode afogar em montes de rupias passados uns anos. E o filme consegue isso, precisamente o que queria. e depois boyle realiza de uma forma dinâmica intrépidam contagiante diria. Gostei muito da sequência do comboio por exemplo. Ou das correrias pelos subúrbios de bombaím. Essas coisas todas.

E os EUA todos perceberam isso. Tal como perceberam a genialidade de um filme por borat, cá tão mal recebido tanto na crítica jornaleira como na crítica de blogs, que muitas vezes me parecem uns quantos críticos-wannabes(embora muitos tenham gostado deum certo objecto, esse sim falso nas suas ideias e hipócrita à bruta, e sim muito mau, chamado "babel"- arrasado muito justamente pela crítica nacional)- embora obviamente existam honrosas excepções.

Mas pronto slumdog ganhou e um realizador que nunca foi grandemente credível como boyle também ganhou, o que não deixa de ter piada. Tenho pena por van sant mas pode ser que volte a ser nomeado, assim como fincher(ainda não vi o benjamin button, mas não sei porquê acho que deve ser claramente inferior pelo menos a se7en, fight club e zodiac).

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