quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

carnaval. A melhor época do ano



Para alguns é uma época para ficar em casa para não aturar balões de água. Para mim é a melhor época do ano.


Imaginem uma cidade. Normalzinha da silva durante uns 360 dias do ano. Vidas normais que por ela passam, acontecimentos banais e comuns a todos nós. Como em qualquer lado do globo. Cidade pequena sem grande expressão nacionalmente falando, com um ou outro motivo de interesse histórico e cultural mas nada de absolutamente extraordinário para incutir interesse diário do país todo nela.

È curioso que eu também nem por isso gostava do carnaval até ter vindo morar para torres vedras. Nasci cá é certo, no entanto só comecei a viver aqui há coisa de dois anos e meio, vindo duma terra ainda mais pequena: alenquer, uma vila ainda mais parada no tempo e sem nada de decente para se fazer. Adiante. No entanto mal cá pus os pés para viver, a palavra "carnaval" era o que mais ecoava nos meus ouvidos. Nos amigos que entretanto por cá fiz, todos eles falavam no carnaval. Aquilo que tinham feito no anterior carnaval, aquilo que iam vestir, se iam criar grupo ou não, se iam ter sorte como no carnaval passado... Ia pensando que eles deviam estar a exagerar. A minha mãe, que trabalha em torres há mais de 15 anos também me dizia que as pessoas aqui viviam o carnaval de uma forma intensíssima.

Eu estava meio céptico. Estudo em lisboa, já estive em muitas festas lisboetas(embora nos santos só tenha estado uma vez, e depois da minha ida ao carnaval) e duvidava que o carnaval pudesse ser um evento tão grandioso.

Até que chegou a sexta feira de 2007 onde começou o carnaval. E aí, era ver a cidade cheia de gente a aplaudir a chegada do rei e da rainha aos paços do concelho. Indescritível como é que ali se juntava uma cidade. e indescritível era a forma em como todas as pessoas pareciam celebrar a coisa. Sem farinha, sem ovos, sem balões de água. Uma comunhão intensa que dura até terça feira de carnaval, onde pessoas de todas as paragens vêm a torres vedras perceber se aqui o carnaval é assim tão bom. E realmente é. Porque não imaginam a alegria que é vermos ruas que costumamos ver às moscas durante o ano, completamente cheias de gente a festejar. Porque é quando torres vedras fica realmente no mapa nacional, e quando as pessoas de facto se importam com a terra.

e antes de vir para cá carnaval, eram balões de água, farinha e isso tudo. Agora vejo o carnaval como o evento do ano, como a festividade mais importante do calendário. Uma cidade inteira a festejar, e seus visitantes invejosos de não morarem cá. Roliças senhoras mais atreitas a que pacoviozitos como eu lhes imponham dois dedos de conversa. Máscaras para todos os gostos, e as comuns matrafonas - que cá são uma coisa tão banal que nem sequer percebo como é que raio alguém julga isso como uma excentricidade.

A questão por mim fica esta: há três anos atrás se me obrigassem a acabar com uma festividade anual, diria que acabava com o carnaval. Agora se me obrigassem a salvar uma única festividade anual, era claramente o carnaval que salvaria. Porque é a alma da cidade, porque é para aquilo que se vive durante o ano, porque não existe nenhuma outra festa que me tenha posto desta forma. Comparar o carnaval aos santos populares em lisboa por exemplo, é comparar as pernas da soraia chaves com as pernas da odete santos. Não tenham dúvidas.

e se as tiverem venham cá. Tragam o espírito uma máscara e divirtam-se. Garanto que se a predisposição for boa sairam daqui altamente recompensados.

Pena que já não haja mais carnaval este ano...

Sem comentários: