sexta-feira, 24 de abril de 2009

a idade é um posto?

"Responsabilidade" é uma palavra que se deve ouvir muito ao longo da vida. A potes mesmo. E as pessoas estão à espera que um gajo(ou gaja) lide com ela da maneira mais adequada consoante a idade onde se está. E ainda por cima são muito intolerantes para com a sua antítese. Não há hipótese de fugir das "responsabilidades" onde quer que elas estejam. Porque, quer queiramos quer não, acabamos sempre a desapontar alguém se as defraudarmos em larga escala. Ou em média. Ou até em pequena. Os graus de convivência com esse desapontamento variam consoante as pessoas que estivermos a falar e dos tipos de pessoas que são. Pais não se desapontam da mesma forma que amigos por exemplo. E por aí fora.

Mas a questão é esta: porque raio é que depositam expectativas numa pessoa? A pessoa ser isto, fazer aquilo, conseguir aqueloutro... Aí reside a estupidez inicial. eu não quero que ninguém espere alguma coisa de mim, e sinceramente estou-me borrifando se desaponto ou não. Se a minha mãe acha isso que me diga, estou-me marimbando. Ou os amigos. Ou os professores. Ou o resto da família. Obviamente que falamos de diversos estados. Mas a minha ideia de desilusão passa sobretudo em estarmos a contar com uma pessoa para algo e ela não nos ajudar porque simplesmente não quer. Ou acharmos uma coisa de alguém para depois essa pessoa nos prejudicar ou cenas do género.

Mas eu não estou a falar disso. Estou a falar de uma imagem feita pela sociedade em que um gajo tem de vingar na vida. E o vingar na vida normalmente é ser o quê? "responsável". Exacto. Não trabalhar é irresponsabilidade. Não estudar é irresponsabilidade. Beber copos até às tantas e acordar tarde é irresponsabilidade. Viver à custa de alguém é ser-se irresponsável. Ter algumas atitudes divertidamente idiotas, ter conversas javardolas, para além de irresponsável é...hum "imaturo". Portanto eu sou uma criança.

E pior ainda: se disser que me estou nas tintas para isso, o panorama torna-se mais negro. Porque há exemplos dessa "responsabilidade" em todo o lado, e eu faço parte daqueles gajos que não a têm e já deviam ter "maturidade" para isso. E se dissesse que me sinto um puto e sinto-me bem com isso, mais trágico se torna. Claro que um gajo olha para alguns dos exemplos que vê como responsáveis e, em parte, sente-se culpado. Verdade seja dita nunca fiz grande coisa na vida. Tirei um curso, estou num mestrado que até curto mas onde não tenho paciência em ir às aulas, e não estou a pagar nada, porque a minha mãe banca-me as propinas. Olhar para quem trabalha e estuda é visto como um exemplo.

Por outro lado...existem motivos para tudo. E existem na vida 3 tipos de pessoas que se tornam "responsáveis" e exemplos: os que já fizeram merda que chegue e se divertiram à grande, e agora já encaram a vida adulta com outros olhos (que é bem capaz de ser a maioria), os que nunca se divertem e vão questionar a vida toda daqui a uns anos, e o terceiro grupo: o povo que nunca fez merda na vida ou porque era parvo, impopular, feio etc, e agora quer fazer merda que não pôde fazer, e mais alguma como bónus porque continua num ambiente agradável à bruta. Eu julgo que estou neste terceiro grupo, embora faça pouca merda. Se isso é ser pouco responsável, viver à conta dos paizinhos e estar a defraudar expectativas, gastando inclusive dinheiro ao estado? Pouco preocupado estou. Talvez esteja com a cena do estado, mas de resto não me interessa.

E porquê? Porque eu sou eu e acabou. Não sou cópia de ninguém, não tenho de ser um vencedor na vida, uma mente brilhante, um visionário, só porque a minha família acha que eu deveria ser assim. Ou então ser responsável. Nunca ninguém sabe a história de uma pessoa. Muito responsável já fui eu quando tinha 12,13 ou 14 anos em que ia às aulas todas, e o mais grave que fiz foi fumar e meter-me nos copos uma vez (para levar uma vida sem tabaco alcóol ou saídas durante o secundário inteiro).E por aí fora. e não me apetecia muito questionar tudo e mais alguma coisa aos 40 quando estivesse solteiro a bulir 12 horas por dia, ganhando bem, mas a pensar que me podia ter lixado todo aos 20 e ter-me divertido mais, e podia ter ido falar com aquela miúda e não fui. solteiro devo ficar porque as gajas que eu curto não me curtem, e não gostam de tipos que fazem posts destes de certeza, mas pelo menos o alcóol, a droga e alguns enrolanços com babes ficam. Mas parece-me normal que os pais, família, até amigos, prefiram que nos questionemos aos 40. Porque acham que já nos divertimos o suficiente, quando na verdade, não nos divertíamos nada.

Sem comentários: