sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Discos que andam a sair da fornada...

... Mesmo que sejam feitos nos setentas. Aqui apresento uma pequena súmula dos discos que tenho para ouvir, que andei a "adquirir" há pouco tempo. Todos eles têm simpáticas expectativas minhas, diga-se.

JOSÉ CID - 10.000 ANOS DEPOIS ENTRE VÉNUS E MARTE



Sim, é José Cid. Sim toda a gente sabe que este disco é a desculpa ideal para dizer que o homem até é porreiro, mesmo que nunca o tenhamos ouvido e só conheçamos o "cai neve em nova iorque" ou o "favas com chouriço". A verdade é que antes de lhe ter apetecido ganhar dinheiro com a música o homem fez uma obra de rock progressivo, conceptual, sobre o fim da Terra i think. e pelo que ouvi sim isto é bom. E não fica nada a dever a grandes obras progressivas, sendo um disco que não me parece que envelheça com o tempo.


OMAR RODRIGUEZ-LOPEZ - SE DICE BISONTE NO BÚFALO




Entretanto o senhor dos Mars Volta já fez mais um disco a solo. Ainda não o ouvi bem, parece-me uma cena experimental à bruta, mais minimalista que mars volta. Mas um gajo tira conclusões depois...


HELMS ALEE - NIGHT TERROR



Disco de estreia destes norte-americanos. Vindo de uma editora para cima de conceituada (a bela da Hydrahead, do gigantesco Aaron turner) esta banda é mais uma dedicada às lides do rock experimental, com uma pitadinha de stoner e até de sludge à mistura. Talvez não seja o lançamento do ano da Hydrahead(o seguinte disco que vou apresentar parece-me mais que o seja) mas estou meio a babar-me para isto, pelo que já ouvi.

PYRAMIDS - PYRAMIDS



È das coisas mais insólitas que se vão ouvir este ano. O disco de estreia destes Pyramids é ambiental, experimental, minimalista, é tudo e mais alguma coisa. Imaginem uns sunn 0))) celestiais em vez da habitual negritude, e é o mais próximo que consigo vislumbrar em relação a esta gente. O disco parece-me absurdamente genial, mas por enquanto é apenas e só uma expectativa. e claro é daqueles discos que não é bem para todos...muita gente o acharia monótono. Por enquanto, para mim, está bem longe disso.

A SILVER MT. ZION - 13 BLUES FOR 13 MOONS



Projecto onde estão incluídos alguns membros dos brilhantes Godspeed You! Black Emperor, os a Silver mt.zion são uma banda que sempre se classificou entre o rock meio marginal, com junções de post rock entre outras noções. Neste disco lembram os shellac a páginas tantas. Mas é verdade que é a primeira vez que vou ouvir um disco deles em termos, e a minha ideia inicial pode mudar abruptamente.

SMALL LINKS SINK SHIPS - UNTIL EVERYONE IS HAPPY



Influenciados pelos Mars Volta (mas mais catchy e menos experimental) estes small links sink ships editaram o seu disco de estreia no ano passado e pela amostra sinceramente parece-me que têm pernas para andar. De qualquer forma lá está ainda me falta comprovar totalmente isto. Até agora...anda positivo o balanço.

THERMO - BAJO EL CONTROL DEL RADAR



Vamos acabar com uma banda mexicana. Que sim canta em espanhol. Uau siga aí referir exotismo à laia de postal ilustrado que é isso que eu curto. Ou não. Até porque isto é rock normalzinho da silva, cantado em espanhol. Mas muito bem tocado. Talvez não seja uma cena genial, e em portugal não fosse valorizado grandemente. De qualquer forma parece-me um bom disco de rock.

e depois sim um gajo sempre pode dizer que conhece uma banda mexicana que ninguém sabe quem é...uau somos mesmo bué alternativos e quê.

Diga-se que se isto fosse importado, e se nós tivéssemos um bocadinho mais abertos à nossa língua quase irmã, era capaz de ter um certo sucesso estes thermo. são catchy, têm boas melodias e são ouvidos sem dificuldades de maior.

Sem comentários: